img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Bebé Di no seu Quarto? Já?

Li um artigo há um tempo atrás que dizia algo do género: lugar da criança dormir à noite é na sua caminha e no seu quarto...pode parecer "duro" e acredito que difícil para alguns pais...mas eu concordo totalmente! E o quarto do bebé que foi feito com tanto amor...

A Diana completou 4 meses...e penso estar na altura de ir dormir para o seu quartinho, até agora nunca dormiu connosco na cama. Dorme sempre no seu berço à noite e está perfeitamente habituada. De dia é raro dormir no berço, faz os soninhos na alcofa. É também uma forma, dos bebés distinguirem bem a noite do dia, assim sabe que quando vai para o berço é para dormir um soninho grande e bom, para repor energias e assimilar toda a informação de um dia inteiro de muitas descobertas e emoções. 
Vamos lá ver como corre a mudança para o seu quarto. Vou confessar que, ó muito me engano, ó vai ser muito mais fácil para ela do que para mim...depois conto-vos! Mas decidimos que seria a altura "ideal", uma vez que para o mês que vem começa a ir aos poucos para a creche, então para não ser 2 "aventuras" ao mesmo tempo, pensamos ser melhor assim...vamos lá ver como corre. O meu melhor amigo nestes tempos que se avizinham vai ser mesmo o intercomunicador (eu tenho este que é bom e aconselho, quando ela está a dormir vai comigo para todo o lado).

Cada casa, cada bebé, cada mãe...sua sentença! Mas na minha opinião quanto mais cedo melhor, dentro do que é razoável. Muitas vezes não é fácil e exige muita paciência dos pais. Acredito que a maior parte das vezes os pais não mudam o bebé para o seu quarto para sua própria comodidade.

Uma das dicas que usei com a minha filha mais velha na transição para o seu quarto quando era bebé, foi, nos primeiros tempos ficar lá com ela. Acho que é bom para transmitir segurança e tranquilidade ao bebé. Tudo tem o seu tempo, temos de ter tranquilidade e paciência...aquela história de deixa-los chorar e não ir ao quarto para eles se habituarem, não é para mim, não consigo e até acho contraproducente, mas lá está as opiniões dividem-se.

Outra dica que já referi em alguns posts anteriores, é que aqui em casa cumpre-se quase rigorosamente, por enquanto, a rotina do banho e a rotina do sono. A Diana às 20h está a dormir, o quarto está apenas com uma luz de presença, tentamos reduzir o barulho ao mínimo...muitas vezes é difícil, mas garanto-vos que temos sido muito bem compensados até aqui: a Di dá gosto vê-la dormir a noite toda.
 
Outa coisa que tenho feito é de vez em quando levamos a Di, tanto eu como o pai, ao quartinho dela, deixamos ela observar tudo e sentir que é um lugar querido e, até já a tenho colocado no berço do quarto dela, e até se deixou dormir já 2 vezes lá.
 
Gosto bastante deste artigo, apenas não concordo com a transição a partir dos 9 meses, acho demasiado tardio, dependendo das situações como é óbvio. Mas pelos vistos é o que preconizam agora, porque já vários artigos que leio e todos eles indicam os 9 meses,

Agora na consulta dos 4 meses vou pedir a opinião da pediatra a ver o que acha. Se calhar até vou ter de mudar de planos. Logo se vê! Se não for agora é quando tiver de ser e quando for a melhor altura...tudo com muita paciência e da forma mais natural possível.

 

2 comentários :

  1. Só consegui fazer isso com a Pilar e foi o melhor que podia ter feito. Parabéns, as duas são uns amores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida! E parabéns por ter uma família tão amorosa!

      Eliminar