img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Amamentação & Fundamentalismo

Este assunto tem de ser tratado com "pezinhos de lã", pois além de haver por ai opiniões muito radicais, existe ainda um grupo de mães que se insurgem sempre que as suas "certezas mais que cientificamente provadas e recomendadas pelos órgãos mundias de saúde" são discutidas de forma "aberta" e humana ...e eu não concordo com qualquer tipo de fundamentalismo, seja ele qual for! Isto a propósito que li um comentário um tanto ou quanto extremista de uma mãe para outra mãe que basicamente não conseguia amamentar e tinha desistido (embora tivesse tido um forte apoio) e fiquei sensibilizada.
 
Sou completamente pró-amamentação, mas acho que há um limite para tudo!
Amamentei a Laurinha até não ter mais leite e estou a amamentar a Di. Acho que amamentar é uma coisa maravilhosa, sinto-me bem a faze-lo e continuarei até não ter mais leite. Os benefícios são indiscutíveis! Já aqui tinha falado um bocadinho acerca do assunto.
 
Mas não acho que se vá ter um filho com menos saúde ou menos inteligente por não se amamentar! O que tem de ser...será! Embora haja estudos a provar tudo e mais alguma coisa...Está mais que provado que amamentar traz vantagens inigualáveis para o bebé, para a mãe e até para a economia e logística familiar, mas não entremos em histerismos!
 
Se a mãe não estiver bem física e mentalmente, o bebé também não vai estar de certeza. O nervosismo, a ansiedade, a insegurança, a tristeza da mãe é sentida pelo bebé. Se a mulher/mãe estiver preparada para os sacrifícios que advém das dificuldades que surgem na amamentação, tudo bem...Força! Eu, por exemplo, psicologicamente estive sempre preparada no inicio para a dor e o desconforto, sabia que era temporário e que iria valer a pena o esforço e sentia-me positiva e confiante...mas se assim não for, a Mãe não deixa de nenhuma forma de Ser menos Mãe, ou de criar laços profundos com o seu bebé...por amor de Deus.
 
Deve-se fazer um "sacrifício" se a mãe assim o quiser e tiver vontade e forças para isso e se sentir bem com a sua decisão e, se em determinada altura, seja ela qual for, a mãe/mulher decidir deixar de amamentar pelos motivos que entender também é válido e de respeitar. Não deverá ser um "bicho de 7 cabeças" se o leite se acaba, se os mamilos estão invertidos e o bebé não consegue mamar com os bicos de silicone, se a mãe não consegue tirar leite com a bomba, se a mãe sofre horrores para amamentar, etc. Nada nem ninguém tem o direito de fazer com que uma mãe se sinta mal por não querer ou não estar a conseguir amamentar convenientemente...
 
Tenho lido verdadeiras barbaridades (por vezes até agressivas)...e julgamentos atrozes! Acho tão feio opiniões e comentários reprovadores a quem não amamenta, ou a quem diz que não consegue, ou que diz que acha que não tem leite, ou quem fez uma mastite e não está para sofrer, ou que acha que o leite não está a ser suficiente, ou a quem dá suplemento e mamã, ou...tanta coisa! Para mim tudo o que é feito com AMOR a pensar no bem-estar de ambos Mãe e Bebé é da harmonia familiar é de Valor. O que se pretende é uma Mãe e Bebé acima de tudo saudáveis e felizes!

Esta é a minha opinião de coração, sem grandes rodeios!










 
 

Sem comentários :

Enviar um comentário