img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

segunda-feira, 23 de maio de 2016

A treinar BLW (Baby-Led-Weaning)...???

 
Já não me lembro muito bem onde tive o primeiro contacto com a palavra e como fiquei a saber o que era. Mas provavelmente, foi nos imensos artigos que li sobre bebés enquanto estava grávida.

 
De uma forma simplista o BLW consiste em oferecer ao bebé a partir dos 6 meses, os alimentos "inteiros" para que o bebé coma com a mão ou pelos seus próprios meios, as quantidades e os alimentos que quer, ao seu próprio ritmo. Os alimentos são oferecidos ao bebé no tamanho adequado, por forma a que consiga agarrar com as mãos.

Sugere-se habitualmente começar com "finger foods", alimentos para comer com as mãos e mais tarde colocar a colher para que o bebé sozinho a consiga levar à boca.
 
 
Vou confessar que adoro o conceito, acho que tem imensas vantagens para a autonomia do bebé, na integração da dieta familiar e no seu próprio desenvolvimento motor. Os alimentos são introduzidos da forma mais natural possível, levando o bebé a adaptar-se à "comida dos crescidos", sem haver grandes stresses.
 
O único senão é a sujidade e confusão na cadeira da papa, haverá comida por todo o lado. Mas é uma fase...eu acho que vale a pena!

Para dar inicio a este método o bebé deve ser capaz de se sentar sozinho, segurar objectos e levá-los à boca. Deverão ter-se alguns cuidados como: nunca deixar o bebé sozinho com a comida, nunca oferecer alimentos em posição deitada ou semi-deitada, nunca forçar o bebé a comer nem a engolir, não entrar em pânico com um pseudo-engasgamento e a alimentação da família que é oferecida ao bebé dever ser saudável.
 
Esta prática tem cada vez mais adeptos em Portugal e, segundo alguns pediatras, tem benefícios físicos e emocionais para os bebés.
 
Temos feito algumas experiências com a Baby Di, e ela desenrasca-se lindamente. E demonstra perfeitamente as suas preferências alimentares.
Um dos alimentos que mais gosta de comer com a própria mão é meloa.
 
 











 
Baby Di quase a comer como "gente grande"! Esta baby está uma crescida...
 
......................................................
Estamos no Instagram aqui e no Facebook aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário