img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 24 de janeiro de 2016

1ª Sopa

Um solarengo Domingo em família pareceu-nos o dia ideal para a Di degustar um menu diferente do que tem sido habitual nos últimos 4 meses e meio, já esta semana tinha falado no assunto aqui
 
Portou-se muito bem! Foi uma querida, como nos tem habituado e, comeu quase tudo...

A Laurinha deu uma ajuda, filmou tudo e no fim até deu umas colheradas de fruta à mana. Estavam tão contentes as duas! E depois da refeição a Di estava tão bem disposta, que eu acho que ficou satisfeita com o almoço!
 
 
Dicas para o inicio da Diversificação Alimentar:
 

-A cada 3/4 dias vamos introduzindo um legume diferente, excepto espinafres, beterraba, nabiça, nabo e aipo. Este procedimento permite identificar uma eventual reacção alérgica ou indisposição do bebé. 
 
-A quantidade de sopa que o bebé deve ingerir deverá ser mais ou menos, 1 concha e meia (150ml a 180 ml), o que nas primeiras vezes vai ser difícil e perfeitamente normal isso acontecer.
 
- Se o bebé ficar com fome deve-se complementar a refeição com leite (materno ou artificial).
 
-A sopa é sem sal e com um fio de azeite colocado em cru.

-Não há necessidade de preparar a sopa todos os dias, sendo que para isso fique bem acondicionada, preferencialmente utilizar embalagens de vidro, que devem ser colocadas no frigorifico/congelador. A sopa deverá ser aquecida em banho-maria.

-Até aos 6 meses apenas vai experimentar como sobremesa as seguintes frutas: banana, maçã e pêra.

Apesar da Di estar a ser amamentada, agora após a introdução da diversificação alimentar, deve-se oferecer água q.b.
 
Um conselho muito pessoal que dou, é tentar que o bebé não esteja com muita fome, pois a introdução da colher  é uma novidade, e como novidade que é o bebé ainda não está adaptado, levando a que ele se estiver esfomeado fique mais facilmente irritado. Fazer deste momento uma festa num ambiente tranquilo, para que o bebé se consiga aperceber que algo de bom se está a passar!
 
 
Nota: Notei que na aventura da adaptação à colher havia momentos em que parecia que chuchava na colher, se calhar como utilizei uma de silicone, confundiu com a chupeta. Amanhã vou experimentar com uma colher de metal das nossas. A pediatra da Di em relação a isso disse "a colher boa é aquela que ela se adapta melhor".
 
 
 

1 comentário :

  1. :) o meu pequeno começou as sopas a meio de Janeiro :).
    A pediatra disse que existiram algumas alterações aos alimentos a introduzir, comparativamente com ha 5 anos quando fiz a introdução de alimentos à minha filha. Uma das novidades é a papaia. Pode ser logo a primeira fruta. Foi o que fiz e é a fruta favorita, até agora, do rapazola. As mudanças foram recentes e aparentemente ainda não do conhecimento de todos os pediatras o que é normal. Como professora em hospital universitário ela já está a informar os papas :)

    ResponderEliminar