img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dar de mamar...




"Eu dou meu peito.
Ela me dá os seus olhos.
Eu dou o meu leite .
Ela me dá a alma .
Eu dou os meus braços.
Ela coloca a sua vida neles.
E eu me torno uma deusa
Geradora de vida e de amor "
(Autor Desconhecido)

É a 2ª vez que amamento, a minha Laura mamou até aos 8/9 meses e a Diana já mama à 2 meses e espero que assim continue. Dar de mamar não é fácil...e atrevo-me a dizer que nos primeiros tempos é complicado e na maioria das vezes doloroso. Há quem desista...e há quem não desista! Há quem suporte...e há quem não suporte! Há quem ame amamentar...e há quem a amamentação não seja opção. Todas as opções são válidas. Sem criticas. Nem argumentações. Nem julgamentos. Cada mulher/mãe tem esse poder de decisão.
 
Para mim seria completamente impensável poder e não querer amamentar, por todas as razões e mais algumas, já tão bem conhecidas dos benefícios do leite materno. Adoro amamentar, gosto de dar a mama...é um momento único e indiscritível, é um momento tão nosso! Se sempre foi assim...Não! As primeiras 2 semanas são terríveis...nesta 2º vez de amamentar uma filha, foi bem mais fácil e tranquilo, pois já ia com metade da lição mais que estudada.
Se tudo é bom, também não...é uma limitação, uma dependência...se calhar se não estivesse a amamentar já tinha deixado a Diana em casa da minha mãe e saído à noite, já tinha bebido um belo copo(s) de vinho...e por ai adiante...
 
Mas nada, nada mesmo, se compara ao momento que tive a Laura ao peito e agora tenho a Diana. E sou daquelas mães  que não tem qualquer tipo de problema ou constrangimento em amamentar seja onde for...
 
 
 



 

4 comentários :

  1. Por aqui vamos com 16 meses de maminha com "direito" mastite pelo meio..... mas ela é tão minha na hora de mamar e só minha :)

    ResponderEliminar
  2. É tão bom Susana...um bem-haja a nós!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Identifiquei-me ao ler este texto Andreia. Apenas tenho a dizer que o Diogo apenas após 2 meses de mamar é que os problemas acalmaram, mas depois mamou até aos 2 anos e meio! Sou de ideias fixas e decidi que ele só iria parar de mamar quando quisesse e assim foi. A Laura teve um início muito mais fácil sem comparação possível, mas foi pela mesma teoria e mamou até aos 2 anos e 8 meses. Dos 2 foi um desmame muito tranquilo sem stress das 2 partes. Espero que tudo continue a correr da melhor forma. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Cátia pelo testemunho. É tão bom quando tudo corre bem, de uma forma natural e sem stress, mesmo que para isso no inicio a mãe tenha de "sofrer"...somos umas heroínas! Beijinhos e espero que esteja a gostar do blog e que nos acompanhe.

    ResponderEliminar