img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

quarta-feira, 30 de março de 2016

Febre

A febre é sempre uma preocupação para os pais, especialmente quando é a primeira febre ou se trata de bebés pequenos. Mas é importante referir que a elevação da temperatura é comum. E, não é mais do que uma defesa natural do nosso organismo contra a invasão de um vírus, bactéria ou parasita. Por isso, a febre tão temida por nós pais, deve ser vista como um aliado no combate às doenças.

No entanto, quando a febre aparece em bebés muito pequeninos e quando o aumento da temperatura é excessivo, há que ter uma atenção redobrada pois nestes casos poderá ser prejudicial e até perigoso.
 
Contacto frequentemente com pessoas que têm imensas dúvidas, de como medir a febre nos bebés, mas também como e quando se deve medicar.
 
 
 
Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar:
 
  • Nos bebés a febre deve ser medida no rabinho ou no ouvido, com um termómetro adaptado a cada situação. 
  • Só será considerado febre a partir dos 38ºC e deverá deixar-se o organismo reagir, sem intervir imediatamente. Se a temperatura se mantiver ou se o bebé tiver menos de 3 meses, é aconselhável consultar o médico.
  • Quando a febre é superior a  38,5 º C, é necessário fazer baixa-la e se se mantiver por mais de 2-3 dias, deverá recorrer-se ao médico.
  • Se o bebé além da febre elevada tem sintomas como: tremores, gemidos, manchas na pele, vómitos ou diarreia, não hesite em consultar um médico ou recorrer às urgências.
  • Se o bebé apresentar febre dispa o bebé, deixando-o apenas com o body interior. A temperatura ambiente do local não deverá estar acima dos 19ºC.
  • Dar um banho morno, no máximo de dez minutos. A água deverá estar dois graus abaixo da temperatura do seu corpo.
  • Poderá passar compressas humedecidas com água morna (não fria!) nas articulações (eu coloco habitualmente nas virilhas e axilas).
  • Dê de beber com frequência para evitar os riscos de desidratação.

Eu tenho um termómetro de ouvido que tem 8 anos e não me arrependo nada do investimento, acho que é daquelas coisas que vale a pena, o meu é da Braun. Comprei quando tive a Laurinha e ainda hoje utilizo para medir a temperatura e agora também da baby Di. Se optar por medir a temperatura no rabinho aconselho um com a ponta flexível.



O remédio mais eficaz e usual para baixar a febre é o paracetamol. As doses devem ser as prescritas pelo médico/farmacêutico. Se a febre não baixar ou se mantiver o médico poderá recomendar ibuprofeno para intercalar com o paracetamol.
 
Quem optar por homeopatia, que é o meu caso, poderá utilizar belladona, aconitum napellus, supositórios viburcol, entre outros, dependendo de cada situação especifica e sob indicação médica/farmacêutica especializada.

Existe uma aplicação, que eu acho super útil, e que oferece um aconselhamento seguro na medicação e alertas tanto para medir a temperatura, como para administrar a medicação, chama-se Frebe-i- dor.

.........................................................

 Estamos no Instagram aqui e no Facebook aqui.

1 comentário :