img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Nheko, um projecto de Vida(s) em Familia(s) e muito mais...

 Andava eu por este mundo virtual quando esbarrei com Nheko...uma descoberta surpreendente em vários sentidos. Não conseguia parar de ler...a cada clique, a cada post, a cada foto ficava ainda mais fascinada com esta família linda e intensa, com os seus projectos, com o conceito, com a loja, com tudo.
 Mais que um blog...um "livro" com várias histórias, ricas em sabedoria do saber estar, do saber viver e do saber apresentar novas artes, novas culturas, novos mundos, novos conhecimentos, novas aventuras mas também partilha de experiências, numa escrita simples mas profunda, absorvente e carregada de sentimentos.
 
 Nheko define-se como um projecto sobre a vida em família, a deles e a de outras. Um sitio de partilha e de divulgação de pessoas que fazem coisas realmente inspiradoras.
 Alexandra, a mãe Nheko e o Nuno, o pai Nheko, têm 4 filhos e todos eles estão presentes neste projecto sob as mais variadas formas, contribuindo assim para histórias ainda mais ricas.
 
 O primeiro contacto que tive com Nheko foi através da loja online onde podemos encontrar uma variedade de produtos, nomeadamente brinquedos. Brinquedos esses que são verdadeiramente peças de arte, para guardar depois dos filhos crescidos e passar de geração em geração.  A loja além de ter produtos "certificados" por toda a família Nheko, também têm alguns que são exclusivos e únicos, resultado da parceria com artistas e criadores.  Obras de arte em forma de brinquedos para oferecer em qualquer ocasião, em que o difícil é mesmo escolher só um.

 A Alexandra gentilmente agradeceu num post que fiz referência a um brinquedo da loja  Nheko e eu tive uma oportunidade de me "meter" com ela. Sem estar à espera ela retribui de uma forma tão generosa, o convite do "pequenino" blog As Filhas da Mãe e aceitou responder-me a 2 questões que nos dão a conhecer um bocadinho mais do mundo Nheko.
 
Como e porquê do Projecto Nheko?
Este projecto é o resultado de um processo longo, desde que fui mãe, em 2000, que tenho vindo a tomar consciência de que a minha prioridade é a família e que é junto dela que quero estar.
Tenho formação na área social onde trabalhei cerca de 10 anos, depois passei outros tantos num centro cultural, no diálogo entre a arte e a educação, trabalhei mais de 20 anos em projectos desafiadores e interessantes mas sempre achei que este modelo que nos obriga a estar longe dos nossos filhos não podia ser o único para a minha vida.
Quando estava grávida deste último filho comecei a escrever com regularidade num blog que criei e cada vez mais me identificava com os projectos internacionais que ia conhecendo no mundo virtual.
No fim de 2014 consegui um acordo com a minha entidade patronal e resolvi, finalmente, dedicar-me a um projecto meu. 
A ideia inicial era outra e era partilhada com mais duas famílias mas logo cedo percebemos que tínhamos ritmos e objectivos diferentes e eu segui sozinha. 
Durante meses pesquisei e fui criando a identidade deste projecto, queria que fosse bem mais que um espaço de partilha limitado à minha experiência pessoal, queria muito que fosse mais aberto e onde houvesse espaço para apresentar outras famílias, criadores, propostas culturais... sempre tive claro que este seria um espaço onde a minha família estaria comigo, mesmo quando ainda não sabia como isso podia ser feito.
Fui criando a forma e acreditando que o conteúdo iria surgir naturalmente e, felizmente, isso aconteceu.
Nheko é mesmo o nosso projecto de família, nós somos 6 e aqui há espaço para todos. 
Eu continuo muito ligada à arte-educação, à criação para a infância, espectáculos e essa é uma das áreas que destaco tal como os projectos onde o Nuno Rafael, o Pai "Nheko", trabalha, ele é músico desde os 18 anos e já tocou em bandas muito distintas que vão desde os Peste&Sida aos Humanos ou Sérgio Godinho.
Aqui também partilhamos a paixão de uma das nossa filhas pela cozinha, damos voz à mais velha que vai a abrir caminho num percurso cheio de dores de crescimento, etc.
Este espaço é e será o que nós conseguirmos fazer dele, vive da nossa dinâmica familiar e dos nossos interesses.
Exige muita dedicação e trabalho, desde a selecção dos temas, aos entrevistados, a preparação das conversas e todo o trabalho posterior.
A imagem do Nheko é também muito cuidada, tenho o privilégio de poder contar com a cumplicidade do fotografo Vitorino Coragem que faz praticamente todas as fotografias que aqui são publicadas. Tem sido uma colaboração muito rica.
Este nosso projecto tem também uma loja onde podem encontrar vários produtos que seleccionámos criteriosamente como se fossem para nós, e na verdade muitos acabam mesmo por ficar a viver cá em casa... Temos também algumas peças exclusivas, únicas que resultam de um trabalho criativo que fazemos com alguns artistas ou outro tipo de criadores com quem vamos trabalhando.
A ideia da loja é apresentar não só produtos mas propostas que reflictam um estilo de vida, que sublinhem a importância da vida em família, uma vida cada vez mais consciente e reflectida."

O que desejam para o futuro do Pojecto Nheko?
(Alexandra) "Pragmaticamente eu desejo muito que o projecto se torne sustentável, seja pela loja ou de outra forma esse é um desejo e uma preocupação para um futuro a curto prazo.
Gostava também que crescesse muito mais em termos de público e impacto, é um trabalho muito duro e constante que espero que tenha resultados em breve.
Tenho grande orgulho nos conteúdos e gostava muito de manter esta diversidade de temas, quero que cada vez mais os seis elementos desta família se sintam espelhados neste nosso projecto, gostava de trabalhar cada vez mais com artistas e criadores e crescer na minha participação criativa. Gostava de não ter restrições e poder atravessar o país ou até o mundo para ir conhecer aquela família que tanto admiro ou o artista plástico, ou a coreografa... adorava alargar a loja a outras áreas, desenhar roupa para criança em colaboração com uma marca... tenho muitas ideias e sonhos e todos os dias me surgem novos desafios. Tenho conhecido gente fantástica e acredito muito que as coisas vão crescer a seu tempo e com o seu ritmo. Gostava de me manter fiel à verdade e ter orgulho de tudo o que publico, ter os meus filhos por perto e poder partilhar a vida com eles e com o meu namorado de sempre."
 
 
Sou uma pessoa que acho que quando os outros fazem algo bem e bom tem de ser elogiado, acarinhado e enaltecido...esta descoberta é um caso desses. Que muitas ideias e sonhos se concretizem para toda a família Nheko, e que venham muitos mais para serem realizados. Votos de imenso sucesso e de muita felicidade!
Um grande obrigada Alexandra pela sua disponibilidade e simpatia! Adorava um dia conhece-la pessoalmente, sinto que é uma pessoa cheia de carisma.  

Espreitem este sítio e deliciem-se com o conteúdo! Vale a pena!
 
Nheko
 

2 comentários :

  1. Andreia, muito obrigada por tão generosas palavras e pela partilha deste nosso querido Nheko. Tenho a certeza que nos vamos encontrar um dia destes, quem sabe num concerto dos Peste&Sida ;-) Abraço, Alexandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra, um dia pode ser...num concerto de Peste&Sida era ainda melhor ;) Beijinhos e obrigada pela simpatia. Abraço.

      Eliminar