img { max-width: 100%; height: auto; width: auto\9; /* ie8 */ }

domingo, 10 de abril de 2016

Ter irmãos? Sim! Sim! Sim!

Ter irmãos na minha opinião só tem vantagens, claro que a chegada de um irmão não é fácil, principalmente quando se tratam de filhos únicos à muito tempo.
 
Aqui por casa foi tudo muito pacifico, apesar da Laurinha ter sido filha única durante 7 anos, reagiu muito bem à chegada da Di. Claro que os ciúmes, a inveja, a competição e a rivalidade existem, mas tudo isso é natural e normal. Mas, os aspectos positivos de ter irmãos superam isso tudo.
 
Ter irmãos é ter um(a) amigo(a) para a vida inteira, ter com quem partilhar brincadeiras, um confidente, um cúmplice, alguém com quem aprender a compartilhar e a respeitar. Com benefícios emocionais e sociais mais que comprovados, para as crianças ao longo da vida.

As vantagens de ter um irmão para uma criança são muitas (segundo o guiainfantil.com):
 
1. Ter um irmão representa aprender a compartilhar desde cedo, não somente os brinquedos, mas também a atenção e o amor. Significa aprender valores universais de respeito, cooperação e colaboração. 
2. Ter irmãos permite também aprender a ser professor, sentir-se bem com eles mesmos por ser um modelo a seguir. Por exemplo, permite que lhes ensinem através do exemplo de tomar banho sozinho, a se vestir, a ser mais independente e autônomo. Os irmãos pequenos são alunos excelentes que aprendem por imitação e podemos perceber como eles se esforçam para ser como seu irmão mais velho que admiram e respeitam. 

3. As vantagens de ter irmãos (ter um companheiro de jogos, de risos, um cúmplice nas travessuras, um confidente daqueles segredos, um mestre exemplar...) não evitará que existam conflitos entre eles, mas inclusive estes podem ser uma fonte de aprendizado. 
 
4. As crianças com irmãos aprendem logo a resolverem conflitos que são gerados no quotidiano. Aprendem a negociar, a ceder, a adiar suas necessidades em favor dos outros, e, portanto, a serem mais generosos e empáticos quando são capazes de se colocarem no lugar dos outros e compreender suas necessidades. 
 
5. Alguns estudos têm demonstrado que crianças com irmãos têm mais facilidade para fazer amigos, para ajudar aos demais, a serem menos egoístas e mais empáticos. 
 
Mas, devemos levar em conta que para conseguir tudo isso, é fundamental a ajuda de pais comprometidos na educação dos seus filhos, favorecendo a cooperação e colaboração e não com a competitividade e a rivalidade entre irmãos.
 
Mais do que razões suficientes para dar-mos irmãos(as) aos nossos filhos(as).
 
 
Estas manas que adoram-se! Um amor e carinho que se sente quando estamos com elas.
 
Dá tanto gosto vê-las juntas.
Hoje também tive o privilegio de almoçar com a minha irmã. Beijinhos Diana!
 
......................................................
 
Estamos no Instagram aqui e no Facebook aqui.

1 comentário :