Pois é, por aqui a varicela chegou sem ser convidada...mas já se foi embora!
Vou contar-vos como foi as "pintas", "pintinhas" e "pintarolas" cá de casa.
Há 2 semanas tivemos uma visita inesperada, a D. Varicela decidiu aparecer. Assim que vi umas "pintas" no corpo da baby Di com uma bolhinha de água translúcida, não tive qualquer dúvida. Um dia antes de aparecerem as ditas cujas a Di estava bastante rabujenta e febril.
Lá fomos nós a um domingo ao pediatra. E confirmou-se assim o diagnóstico já feito por mim em casa.
Cá em casa eu apanhei varicela tinha 13 anos e atacou-me forte, o pai também já apanhou. A Laurinha, já se passaram 2 semanas e ainda nada. Esta miúda é forte! ;)
A Diana para dizer a verdade não ficou muito "pintarolas", teve algumas erupções nos membros inferiores (principalmente nos joelhos) e uma ou outra no tronco, mãos e pouco mais. Mas dentro da boca e na garganta, coitadinha...até dava impressão. O que a impediu de comer como deve ser durante alguns dias e as noite foram um martírio, pois assim que punha a chupeta começva logo a chorar.
Na boca não havia muito a fazer. Quanto ao resto do corpo demos banhos mornos com D'Aveia Sept (uma produto com acção anti-séptica de modo a evitar a proliferação bacteriana à base de aveia coloidal, farinha de arroz e amido de milho com propriedades calmantes). Após o banho colocamos o Caladryl Loção com ajuda de compressas e nas zonas mais afectadas Pruriced Gel da Uriage.
O Atarax xarope foi o anti-histaminico recomendado pelo pediatra e o Ben-u-ron para a febre e analgésico para as lesões na boca.
O pediatra achou que não havia necessidade de dar um anti-viral (aciclovir- Zovirax), uma vez que as opiniões sobre a sua utilização pelo que me parece não são de todo consensuais, até porque apenas é eficaz quando administrado nas primeiras 24-48 horas da doença.
A varicela é uma doença benigna, principalmente quando contraída na infância. É uma infecção viríca que dura aproximadamente 1 semana e causa geralmente mau estar, febre ligeira e origina lesões no corpo, vesículas com bolha de água que causam num dos estádios muita comichão e desconforto cutâneo. Se houver cuidados higiénicos adequados, tanto para aliviar o prurido como para evitar que haja algum tipo de infecção bacteriana a doença tem uma evolução favorável.
Alguns cuidados gerais a ter:
-Os banhos mornos com um produto adequado e calmante ajudam imenso.
-Secar o corpo com cuidado (evitando esfregar) e colocar um produto anti-histamínico a nível tópico.
- Os xaropes anti-histamínicos também ajudam imenso e ao mesmo tempo ajudam a conciliar o sono (uma vez que na maior parte das crianças causam sonolência, o que não foi o caso da Di).
- Cortar as unhas , para que ao coçarem-se (o que deve ser evitado mas muitas vezes é inevitável) não causar lesões na pele.
- Evitar a exposição solar.
Pelos vistos há muitos "pintatrolas" por ai...surtos de varicela que são normais para esta época do ano (inicio da Primavera).
Muitos miminhos e muita paciência e por cá um super-Pai que ficou a semana toda com a baby Di em casa.
Sem comentários :
Enviar um comentário