E hoje foi dia de ir com a Diana às vacinas, e no total são 4. Uma delas é oral (a Rotarix) e as outras 3 foram mesmo 3 "picas", 2 numa perna e 1 na outra. Chorou como nunca a ouvi chorar...
As vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Vacinação aos 2 meses encontram-se no site Portal da Saúde que se encontra actualizado, incluindo já a Prevenar13.
As vacinas são uma das maiores conquistas em termos de saúde e na prevenção de doenças. Embora existam riscos de efeitos colaterais, estes são baixíssimos. A incidência de problemas é muito rara e todos são menos graves do que os riscos associados à doença.
Algumas reacções das vacinas, que devemos ter presente, e que são normais: febre, sonolência, vermelhidão e inchaço local, exantema (sintomas semelhantes aos provocados pela doença contra a qual a vacina é administrada, os sintomas são muito brandos e, em geral, não são preocupantes), o bebé também pode estar mais irritado e sendo assim chorar mais.
Claro que todos estas reacções quando exacerbadas ou qualquer reacção alérgia, devem ser de imediato comunicadas ao pediatra/médico de familia/Saúde 24.
Os cuidados básicos a ter em casa após as vacinas, além de dar muitos miminhos, podemos colocar uma compressa fria no local da injecção de modo a minimizar o inchaço, ir vigiando a febre e se necessário medicar com paracetamol (eu sinceramente não sou apologista de administrar paracetamol imediatamente após ou antes da vacinação para minimizar os efeitos secundários provocados, pois poderá diminuir a eficácia da imunização) só mesmo se apresentar uma temperatura rectal superior a 38ºC. No caso da Rotarix (que previne rotavirus/gastroentristes) tem de se ter em atenção após cada muda de fralda lavar e desinfectar muito bem as mãos.
A Diana a esta hora já dorme, ficou um bocadinho "chatinha" à tarde após as vacinas, só queria maminha, ao fim da tarde tomou banho e retirei os pensos e não tinha se quer vermelho, mamou e deixou-se dormir, e nada de febre.
Sem comentários :
Enviar um comentário