Exantema súbito, Roséola Infantil ou Sexta Doença é provocado por um virus da família do Herpes e que habitualmente afecta crianças entre os 6 meses e os 4 anos.
E vamos ao mais importante, esta doença de uma forma geral, manifesta-se pelo surgimento de febre alta, que pode ultrapassar os 40ºC, sem outro sintoma aparente (poderá haver uma ligeira perde de apetite e irritabilidade). Esta febre persiste por volta de 3 dias.
Há medida que a febre desaparece surge uma erupção cutânea (manchas rosadas) no tronco e que rapidamente se espalham para o pescoço e braços. Estas manchas desaparecem em 2 ou 3 dias sem deixar qualquer tipo de marca.
O cuidado a ter é apenas controlar a febre, com um antipirético.
Estou a contar-vos isto porque a baby Di a semana passada começou com uma febre repentina sem outro sintoma aparente, teve febre alta durante 4 dias que não baixava para além dos 38,4ºC. Ao 3º dia de febre decidimos leva-la ao hospital, quando lá chegou a febre passava dos 40ºC.
Foi examinada e a pediatra que estava de serviço decidiu que era melhor fazer colheita de urina e sangue para análise, foi um stress necessário. Para o despiste de alguma infeção bacteriana ou viral mais grave. Os valores das análises vieram com pequenas alterações mas nada que justificasse algum tratamento ou cuidado especial.
No dia seguinte, sugiram manchas avermelhadas no tronco e pescoço e a febre baixou. Em conversa com uma colega de trabalho, ela fez o diagnóstico: exantema súbito! Isso mesmo. Se não fosse a minha colega a chamar-me atenção para essa doença, lá ia eu para as urgências outra vez. Esperamos 2 dias e as manchas desaparecem sem deixar rasto.
E a baby Di ficou boa.´
......................................................