A febre é sempre uma preocupação para os pais, especialmente quando é a primeira febre ou se trata de bebés pequenos. Mas é importante referir que a elevação da temperatura é comum. E, não é mais do que uma defesa natural do nosso organismo contra a invasão de um vírus, bactéria ou parasita. Por isso, a febre tão temida por nós pais, deve ser vista como um aliado no combate às doenças.
No entanto, quando a febre aparece em bebés muito pequeninos e quando o aumento da temperatura é excessivo, há que ter uma atenção redobrada pois nestes casos poderá ser prejudicial e até perigoso.
Contacto frequentemente com pessoas que têm imensas dúvidas, de como medir a febre nos bebés, mas também como e quando se deve medicar.
Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar:
Só será considerado febre a partir dos 38ºC e deverá deixar-se o organismo reagir, sem intervir imediatamente. Se a temperatura se mantiver ou se o bebé tiver menos de 3 meses, é aconselhável consultar o médico.
Quando a febre é superior a 38,5 º C, é necessário fazer baixa-la e se se mantiver por mais de 2-3 dias, deverá recorrer-se ao médico.
Se o bebé além da febre elevada tem sintomas como: tremores, gemidos, manchas na pele, vómitos ou diarreia, não hesite em consultar um médico ou recorrer às urgências.
- Se o bebé apresentar febre dispa o bebé, deixando-o apenas com o body interior. A temperatura ambiente do local não deverá estar acima dos 19ºC.
- Dar um banho morno, no máximo de dez minutos. A água deverá estar dois graus abaixo da temperatura do seu corpo.
- Poderá passar compressas humedecidas com água morna (não fria!) nas articulações (eu coloco habitualmente nas virilhas e axilas).
- Dê de beber com frequência para evitar os riscos de desidratação.
Eu tenho um termómetro de ouvido que tem 8 anos e não me arrependo nada do investimento, acho que é daquelas coisas que vale a pena, o meu é da Braun. Comprei quando tive a Laurinha e ainda hoje utilizo para medir a temperatura e agora também da baby Di. Se optar por medir a temperatura no rabinho aconselho um com a ponta flexível.
O remédio mais eficaz e usual para baixar a febre é o paracetamol. As doses devem ser as prescritas pelo médico/farmacêutico. Se a febre não baixar ou se mantiver o médico poderá recomendar ibuprofeno para intercalar com o paracetamol.
Quem optar por homeopatia, que é o meu caso, poderá utilizar belladona, aconitum napellus, supositórios viburcol, entre outros, dependendo de cada situação especifica e sob indicação médica/farmacêutica especializada.
Existe uma aplicação, que eu acho super útil, e que oferece um aconselhamento seguro na medicação e alertas tanto para medir a temperatura, como para administrar a medicação, chama-se
Frebe-i- dor.
.........................................................
Estamos no Instagram aqui e no Facebook aqui.